quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Proteína tirada de árvore pode bloquear crescimento de 5 tipos de câncer

arvore_orelha

Estudos feitos por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontam que uma proteína extraída da semente da árvore conhecida como orelha-de-macaco tem ação promissora contra pelo menos cinco tipos de câncer - gástrico, de próstata, melanoma (câncer de pele), colorretal e leucemia.
Testes "in vitro" e utilizando ratos indicaram que a proteína, batizada de EcTI devido à sua ação inibidora da enzima tripsina, bloqueou parcial ou totalmente a proliferação das células de vários tipos de câncer.
"Ela bloqueou os processos que fazem com que o tumor cresça e que faça metástase, ou seja, que migre para fazer outras invasões", afirma a professora de bioquímica da Unifesp Maria Luiza Vilela Oliva, coordenadora das pesquisas.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Após acidente, francês cego de 66 anos volta a enxergar


Quando Pierre-Paul Thomas era um garoto ele não podia jogar futebol com seus irmãos, e isso partia seu coração. Com o infortúnio de sofrer ao mesmo tempo com três doenças oculares diferentes, Thomas era cego desde que nasceu.
Como a maior parte dos deficientes visuais, Thomas aprendeu a ver com seus dedos. Ele até conseguia ver a silhueta desfocada de uma pessoa bem a sua frente, mas seu mundo era sempre cinza e cheio de sombras.
Mas há dois anos, aos 66, Thomas caiu nas escadas de seu apartamento e fraturou os ossos de seu rosto, incluindo aqueles ao redor de seus olhos. Ele foi levado às pressas para o hospital com machucados graves por toda cabeça.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Como o autismo ajudou Messi a se tornar o melhor do mundo

Os sintomas da Síndrome de Asperger trabalharam a seu favor.
vnviutf2atja
Messi é autista. Ele foi diagnosticado aos 8 anos de idade, ainda na Argentina, com a Síndrome de Asperger, conhecida como uma forma branda de autismo. Ainda que o diagnóstico do atleta tenha sido pouco divulgado e questionado, como uma maneira de protegê-lo, o fato é que seu comportamento dentro e fora de campo são reveladores.

sábado, 24 de agosto de 2013

Um encontro que mudou 2 vidas: do rapaz desaparecido e do mendigo que o localizou

fellipe_dourado_2
Veja como gentileza gera gentileza e notícia boa gera mais notícia boa.
O destino de duas vidas mudou esta semana em Brasília.
Na quinta-feira terminou o drama da família do estudante brasiliense  
Fellipe Dourado (foto), que foi encontrado por um morador de rua, depois de 13 dias 
desaparecido.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Conheça a vila totalmente adaptada pra realidade de pacientes com Alzheimer

É como um micro-mundo e é também uma forma pioneira de abordar uma doença sem cura. O Alzheimer é dos mais poderosos males que afetam o cérebro humano, levando à demência e à perda progressiva de faculdades mentais e motoras. Em Hogewey Village, na Holanda, os pacientes não ficam entre corredores e cheiro de hospital. Eles levam uma vida normal, tanto quanto for possível, em um mundo que se adaptada às suas próprias fantasias.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

"Mini elétricos" circulam a pedaladas e energia solar

"Mini elétricos" circulam a pedaladas e energia solar
Uma empresa alemã lançou, em Julho, um veículo inovador que mistura caraterísticas que lembram tanto uma bicicleta como um elétrico (ou até mesmo um comboio), mas não é nenhum dos três. As pequenas carruagens, que se movem com recurso à energia solar e às pedaladas dos passageiros, estão a despertar a curiosidade de habitantes e turistas.

Os primeiros exemplares da criação da companhia Mobikon Tech, que recorrem a uma tecnologia denominada SolarDraisine, foram testados o mês passado, cumprindo o percurso entre as cidades de Mörlenbach e Wald-Michelbach, na Alemanha, noticia a AFP.

Os veículos amarelos, cujo tejadilho está coberto de painéis solares, movem-se ao longo de carris, circulando, atualmente, em vias férreas desativadas. De acordo com o site oficial da Mobikon, "a combinação da energia solar e muscular proporciona um novo tipo de experiência de condução", além de permitir "tanto a jovens como a idosos" tomar as rédeas destas viagens ecológicas.

Segundo os criadores, entre as vantagens deste sistema, que tem, maioritariamente, uma finalidade turística, estão o facto de possibilitar, por exemplo, deslocações em regiões de difícil acesso e de ajudar a reaproveitar vias férreas que se encontram inutilizadas, sendo o mesmo adequado "para uso em países em desenvolvimento e emergentes".

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vacina brasileira contra a dengue é liberada: testes em humanos vão começar

vacina_dengue
O Instituto Butantan vai fazer testes da vacina contra a dengue em seres humanos.
O teste, autorizado pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária,  vai durar cinco anos e será feito em 300 voluntários.
Segundo o Ministério da Saúde, a autorização dada pela Anvisa é para a fase dois do estudo e visa a analisar efetivamente a eficácia e segurança da vacina tetravalente, que pretende prevenir a população contra os quatro tipos da doença (1, 2, 3 e 4).
Os testes em pessoas serão feitos em 3 locais: no Instituto Central (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP); no Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e no Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP).
Foram investidos R$ 200 milhões na pesquisa da vacina contra a dengue e projetos de outros produtos biológicos.
A pesquisa da nova vacina foi iniciada em 2006 pelo Instituto Butantan.
Se for aprovada em todas as etapas da pesquisa clínica, ela poderá ser vendida e distribuída à população.
A perspectiva do governo, em caso de sucesso em todas as etapas, é atender a demanda global e também exportar a vacina contra a dengue.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avalia que a autorização para os testes é um grande passo para o enfrentamento da doença e faz parte dos esforços do governo para proteger a população contra a dengue.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ex-moradora de rua vence barreiras e se torna professora universitária

Marta Batista de Souza foi moradora de rua e construiu carreira de sucesso (Foto: Marina Fontenele/G1)

'Eu era a única que ninguém visitava', diz sobre período em orfanato. 
Marta luta agora para adotar uma criança.

Mudança é uma palavra que não assusta Marta Batista, ex-moradora de rua e hoje professora universitária em Aracaju. Com capricho e dedicação ela coleciona diplomas de psicóloga e assistente social, além da busca pela conclusão do mestrado. Os méritos alcançados tiveram como direção a superação diária de seus limites.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Brasileiro inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo

Criador e criatura: Moser criou a lâmpada durante a série de apagões que o Brasil enfrentou em 2002
Alfredo Moser poderia ser considerado um Thomas Edison dos dias de hoje, já que sua invenção também está iluminando o mundo.
Em 2002, o mecânico da cidade mineira de Uberaba, que fica a 475 km da capital Belo Horizonte, teve o seu próprio momento de 'eureka' quando encontrou a solução para iluminar a própria casa num dia de corte de energia.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A transmissão e educação da fé cristã na família

 
Leia trechos da reflexão do arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto dom Moacir Silva na concelebração eucarística, em 7 de agosto, na paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, na Abertura da Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Ribeirão Preto. Nesta concelebração eucarística participaram representantes paroquiais da Pastoral Familiar, do Setor Família e dos Movimentos.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Deus dominical *

Tudo passa, só Deus não passa (cf. Mc 13, 31). 

De uma forma superficial e despretensiosa podemos dizer que a humanidade passou por diferentes movimentos rumo ao sagrado.

As ciências nos auxiliam neste sentido ao colocar às claras – dentro do seu possível – que as civilizações antigas buscavam o sagrado e comprovam isso a partir das descobertas que fazem nos diversos sítios arqueológicos espalhados pelos continentes.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Contra frio nas ruas, tapumes viram cabide de casacos grátis em Pinheiros

Os tapumes de um terreno de obras em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, amanheceram protegidos por casacos. E não se trata de arte contemporânea.
Presos ao muro desde domingo, mais de 20 ganchos carregam roupas de inverno doadas para proteger quem sente frio em São Paulo. Não há burocracia: é só chegar e pegar.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Aborto na Rússia: 300 mil a menos em 2012 graças a programas de ajuda às mulheres

O número de abortos praticados na Rússia em 2012 foi de 935 000, 300 000 a menos que em 2008, conforme informou a diretora do departamento materno-infantil do Ministério de Sanidade Russo, Elena Baibárina, citada pela agência de notícias RIA Novosti.

“O número de abortos diminui”, declarou Baibárina.

Enquanto que “em 2008 se praticaram 1.236.000, em 2012 a cifra foi de 935.000″, ou seja, em 2008 foram praticados 73,1 abortos por cada 100 crianças nascidas vivas, o número reduziu até 49,7 em 2012.

“É um número muito elevado ainda e isto agrava o problema de esterilidade”, prosseguiu a diretora alegando que na Rússia se intensificou a luta contra o aborto e se ampliaram os programas de ajuda para as mulheres que se encontram em uma situação crítica.

“Estamos criando centros e despachos de ajuda psicológica e social” e “a maioria das mulheres que assistem, decidem finalmente não interromper a gravidez (abortar)”, precisou.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Processo de beatificação de Dra. Zilda começa em 2015

Curitiba (RV) - O processo de beatificação da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann – Dra. Zilda – será aberto em 2015, anunciou o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, durante o congresso nacional da entidade encerrado no último dia 2, em Aparecida.

Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda morreu em missão, vítima do terremoto que assolou o Haiti, em 2010. O pleito pela beatificação e santificação não pode ser apresentado antes dos primeiros cinco anos de sua morte, esclareceu o bispo que já convidou os participantes do congresso e voluntários de todo o país para a peregrinação a Curitiba, que vai marcar em 2015 a abertura da causa.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nigerianos usam estrutura à base de garrafa pet que é 20 vezes mais resistente que tijolos nas suas casas

Vida na África tem muitos desafios:                           da doença à pobreza e guerra. O continente também tem uma reputação de dificuldades                  extremas que são solucionáveis​​, mas a falta de recursos, muitas vezes impede que os problemas           sejam resolvidos. E é aí que a desenvoltura entra em jogo: “se você não tem o que você precisa             fazer com o que você já tem”. Um excesso de garrafas de plástico vazias é algo que afeta não          somente a África, mas todo o planeta.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O jornalismo à luz do dogma católico

"As boas notícias são notícias ótimas"

Roma,  (Zenit.orgNicola rosetti | 

Como todos podemos facilmente verificar, o mundo da informação é regido pelas más notícias.
Basta ligar a televisão nos horários das refeições ou ler um jornal para perceber que 95% das notícias estão ali para nos lembrar que esta vida é mesmo um vale de lágrimas!
Se quiséssemos interpretar este modo de prestar informações à luz da visão cristã, poderíamos dizer que o jornalismo se baseia no dogma do pecado original: o homem, que, por resultado desse pecado, está inclinado para o mal, se interessa pelas notícias que descrevem melhor o mistério da iniquidade.
Daí que os jornalistas se esbaldem ao relatar crimes, escândalos e todo tipo de desgraças, recheando-os com todos os detalhes, de preferência os mais sensacionalistas e macabros.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aposentados e pensionistas poderão descontar gastos com remédios do IR

Apesar de não ser uma notícia muito recente é de interesse de muita gente.
Um projeto aprovado nesta terça-feira (04) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado estabelece que gastos com medicamentos de aposentados e pensionistas, para uso próprio ou por dependentes, sejam deduzidos do Imposto de Renda.