quinta-feira, 24 de abril de 2014

Enxaqueca: descobertas duas drogas capazes de atuar na prevenção da doença

Na segunda das quatro fases de teste, pesquisas mostram drogas que atuam na prevenção e não no combate à doença.
Thinkstock/Getty Images
15% das mulheres e 8% dos homens sofrem de enxaqueca; doença costuma surgir na adolescência

Dois estudos que serão apresentados no encontro anual da Academia Americana de Neurologia no próximo fim de semana trazem esperança para quem sofre com crises frequentes de enxaqueca. As pesquisas mostram a possibilidade - por meio de duas drogas em fase de teste - de prevenir a enxaqueca em vez de combatê-la quando a crise  já estiver em andamento. 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

É Ele o “Cara”

"Vós sois a luz do mundo." (Mt 5,14a)
Essa verdade evangélica é para nós motivo de muita alegria, afinal Jesus também disse: "Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (Jo 8,12)
Mas deve ser também motivo para muita atenção. Atenção em ser realmente e apenas aquilo que uma luz precisa ser, ou seja, uma realidade que ilumine e não que é iluminada.
Por que trago essa reflexão? Porque muitas vezes, ainda que de forma involuntária, temos assumido o lugar que é devido somente a Deus.
É muito bom sermos elogiados quando fazemos boas pregações, quando cantamos bem uma canção, quando conseguimos conduzir bem um grande encontro, quando escrevemos um artigo ou um livro. É muito bom receber os agradecimentos das pessoas após termos rezado por elas. É muito bom sermos vistos pelos outros como uma boa referência, como um alguém a ser imitado, Paulo mesmo sugeriu isso a outros, ao dizer: "Por isso, vos conjuro a que sejais meus imitadores". (1 Cor 4,16) Em seguida, porém, ele também falou: "Tornai-vos os meus imitadores, como eu o sou de Cristo". (1 Cor 11,1).
É Cristo quem deve ser imitado, é Ele que é o Caminho e não nós. A nossa pregação precisa levar-nos e levar os outros a Cristo e não a nós mesmos. A nossa canção deve favorecer que nós e os outros encontrem com o Senhor e não conosco. O grande evento que conseguimos conduzir bem, só o fizemos pela graça de Deus. Quando rezamos por alguém é a Deus que se devem as honras e não a nós.
Ser elogiado, receber agradecimentos e mesmo aplausos não é ruim em si mesmo, o ruim é se achar o cara e não burrinho do Cara.
É de conhecimento de muitos a história do burrinho que, ao carregar Jesus, na entrada de Jerusalém, pensou que toda aquela festa fosse para ele e assim que chegou em sua casa foi logo correndo contar para a sua mãe a grande festa que haviam lhe feito. Mãe, dizia ele, a senhora precisa ver como as pessoas gostam de mim, como eu sou importante, a festa que me fizeram. A mãe até duvidava no início, mas após tanta insistência ela até se convenceu e resolveu saborear da importância do seu filho e voltaram ambos, à Jerusalém e, você já sabe o que aconteceu, nada. Ele não era o cara, era apenas o burrinho do Cara.
Caminhando para o encerramento desta reflexão, me recordo de duas canções, uma mais antiga que diz assim: “Convém que Cristo cresça. Convém que Cristo cresça. Convém que Cristo cresça mais e mais. E que diminua eu. E que diminua eu. E que diminua eu mais e mais”. Ainda que seja impossível Deus crescer, eu devo diminuir para que Ele apareça; e outra canção mais recente que diz: “Eu sou sentinela da manhã, que anuncia a chegada do sol, proclama que Jesus ressuscitou”. Eu não sou o sol, ainda que Jesus disse que eu sou a luz do mundo, o Sol é Deus, é Ele quem brilha.
O nosso ser luz do mundo só é uma realidade se formos luz em Jesus. Como uma grande fogueira. Um graveto é luz enquanto está fazendo parte da grande fogueira. Saindo dela, aos poucos deixará de ser luz e se tornará em trevas.
Jesus é o “Cara”. Que bom poder dizer que sou amigo do “Cara”.



quinta-feira, 17 de abril de 2014

O ‘bueiro inteligente’ pode solucionar o mal das enchentes em São Paulo

 Novo sistema para limpeza de bueiros quer prevenir enchentes e reduzir      poluição na cidade.
 O ‘bueiro inteligente’ pode solucionar o mal das enchentes em São Paulo
A empresa Ecco Sustentávellançou um novo sistema para limpeza de bueiros que tem como objetivo reduzir as enchentes e a poluição de rios e córregos. O produto vem sendo testado com sucesso em algumas subprefeituras de São Paulo e em cidades do interior.
O bueiro inteligente é composto de duas partes. O Ecco Filtro, instalado no interior dos bueiros, é confeccionado com material termoplástico e tem uma capacidade de 300 litros. O filtro age como uma peneira, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido. Cada cesto contém um Ecco Gestor – um software que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade. Dessa forma, o sistema impede a obstrução dos bueiros e permite maior agilidade para a limpeza da cidade.
Segundo Carlos Chiaradia, criador do sistema e diretor da Ecco Sustentável, já foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões no projeto. Ainda que esse investimento inicial tenha sido mais alto que o de um bueiro comum, o sistema é uma solução definitiva e preventiva, não corretiva como acontece atualmente, comentou Chiaradia em entrevista ao portal Terra. Segundo os dados fornecidos pela empresa, cada subprefeitura tem em média 15 mil bueiros, o que equivale a um gasto médio mensal de 150 mil reais.
Uma das vantagens do novo sistema é que ele agiliza o trabalho de empresas responsáveis pela limpeza da cidade. Com o sistema atual é possível recolher o lixo de 40 bueiros por dia. Mas com a instalação do Ecco Filtro e Ecco Gestor o número pode chegar até 250. “O teste [nas subprefeituras escolhidas] foi excelente e se mostrou eficiente diante de toda a problemática vigente. “Conseguimos fazer a coleta em tempo recorde, um trabalho que em média demorava meia hora levou menos de cinco minutos,” comemora Chiaradia.
O sistema também poderá gerar mais oportunidades de trabalho. Até o material recolhido terá um destino melhor: a reciclagem. No todo, optar pelo Ecco Filtro e Ecco Gestor promete várias melhorias para o morador de São Paulo. Com as chuvas fortes, pode-se dizer que a solução chegou na hora certa. Basta agora educar os bueiros da cidade.

FONTE: http://asboasnovas.com/biosfera/o_bueiro_inteligente_pode_solucionar_o_mal_das_enchentes_em_sao_paulo