quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Medida determina que gasolina brasileira seja menos poluente

Medida determina que gasolina brasileira seja menos poluente Desde 1º de janeiro, postos estão obrigados a vender combustível com 94% menos enxofre, um metal pesado que contribui para a poluição do ar das grandes cidades
Podemos respirar um pouco mais aliviados. Literalmente. Uma medida que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2014 determinou que a gasolina comercializada no Brasil contenha no máximo 50 partes por milhão de enxofre. Até então, o combustível era formado por 800 partes por milhão do componente químico, que sofreu uma redução de 94%.
Outros componentes responsáveis pela poluição veicular também tiveram seu limite reduzido: hidrocarbonetos olefínicos e aromáticos, além do benzeno na gasolina aditivada, que ainda não seguia o teto de 1% já exigido na gasolina comum.
A mudança anunciada pelo Ministério de Minas e Energia vale para os quase 40 mil postos de combustível do país e também para a gasolina exportada. A medida faz parte do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Contrapontos
É importante ponderar que, ainda assim, o combustível brasileiro é mais poluente que o comercializado nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, mas tem qualidade similar à gasolina do México e da Colômbia. Ambos os países, entretanto, já possuem novas metas de redução para os próximos anos.
Mais uma questão a considerar é o enorme potencial do mercado brasileiro de biocombustíveis, a começar pelo etanol e pelo biodiesel. Estimativa da Agência Internacional de Energia prevê que até 2050, os biocombustíveis respondam por 27% da matriz energética dos transportes no mundo. O planeta agradece!

FONTE: http://asboasnovas.com/brasil/medida-determina-que-gasolina-brasileira-seja-menos-poluente


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