quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Medida determina que gasolina brasileira seja menos poluente

Medida determina que gasolina brasileira seja menos poluente Desde 1º de janeiro, postos estão obrigados a vender combustível com 94% menos enxofre, um metal pesado que contribui para a poluição do ar das grandes cidades
Podemos respirar um pouco mais aliviados. Literalmente. Uma medida que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2014 determinou que a gasolina comercializada no Brasil contenha no máximo 50 partes por milhão de enxofre. Até então, o combustível era formado por 800 partes por milhão do componente químico, que sofreu uma redução de 94%.
Outros componentes responsáveis pela poluição veicular também tiveram seu limite reduzido: hidrocarbonetos olefínicos e aromáticos, além do benzeno na gasolina aditivada, que ainda não seguia o teto de 1% já exigido na gasolina comum.
A mudança anunciada pelo Ministério de Minas e Energia vale para os quase 40 mil postos de combustível do país e também para a gasolina exportada. A medida faz parte do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Contrapontos
É importante ponderar que, ainda assim, o combustível brasileiro é mais poluente que o comercializado nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, mas tem qualidade similar à gasolina do México e da Colômbia. Ambos os países, entretanto, já possuem novas metas de redução para os próximos anos.
Mais uma questão a considerar é o enorme potencial do mercado brasileiro de biocombustíveis, a começar pelo etanol e pelo biodiesel. Estimativa da Agência Internacional de Energia prevê que até 2050, os biocombustíveis respondam por 27% da matriz energética dos transportes no mundo. O planeta agradece!

FONTE: http://asboasnovas.com/brasil/medida-determina-que-gasolina-brasileira-seja-menos-poluente


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cura da Aids? Cientistas conseguem expulsar HIV do corpo

expulsar_hiv
A ciência finalmente descobriu como dar o último golpe no HIV, que transmite a Aids: arrancando o vírus dos lugares onde ele se esconde no corpo humano.
Cientistas anunciaram ter conseguido expulsar o vírus da Aids, dormente em glóbulos brancos, usando um medicamento destinado ao tratamento de câncer.
A capacidade do código genético do HIV de se esconder em células e despertar anos mais tarde, é um dos principais obstáculos para se chegar a uma cura.
A nova pesquisa, publicada na edição esta semana da “Nature”,  abre a perspectiva de a ciência dominar uma maneira de tirar o HIV de seu “esconderijo” para eliminá-lo. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O mais poderoso comercial anti-racismo que você já viu

Esse anúncio Português, criado há 15 anos em comemoração ao 50 º aniversário da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas, ainda é poderoso como sempre. Os 55 segundos da mensagem é atemporal, exigindo que nos levantemos para a injustiça quando o assistimos.
O anúncio começa com uma mulher branca sentada em um avião ao lado de um negro. Ela está claramente descontente. A mulher pede a aeromoça para mudar de lugar, de modo que ela não tenha que se sentar ao lado de um “negro”. O homem ao seu lado tem ouve as declarações racistas da mulher compreensivelmente chateado.
Mas a aeromoça volta com uma palavra do capitão. A mulher parece feliz que a companhia aérea compreendeu a sua questão e começa a sair do seu lugar para ir para a primeira classe. Nesse momento o anúncio leva um belo toque.
O homem negro é convidado a ir para a primeira classe, deixando a mulher racista e seu comportamento horrível para trás! O anúncio serve como um lembrete de que o racismo ainda existe e que cada vez mais temos que corrigir este tipo de comportamento.
Veja mais alguns anúncios fantásticos anti-racistas que foram criados ao longo dos últimos 20 anos!
1996 – United Colors of Benetton
1996 heart
1996 – Campanha Europeia da Juventude contra o Racismo, apoiado pela Comissão de Igualdade Racial
1996
1999- Campanha no Reino Unido pela Comissão de Igualdade Racial
1999
2002 – Assembléia Nacional Contra o Racismo (UK)
2002
2003 – União Nacional dos Estudantes
2003

domingo, 12 de janeiro de 2014

Utah está tirando todos os sem-teto das ruas com ideia simples

homelessness
Veja que quando existe planejamento e boa vontade política é possível acabar com os dramas sociais.
Utah, no Estados Unidos, deve erradicar a falta de moradia até 2015.
O Estado está tirando todos sem-teto das ruas e dando apartamento para eles.
Fazendo as contas e uma boa pesquisa, o governo descobriu que é mais barato doar moraria, do que arcar com as despesas anuais que os sem-teto provocam, com atendimentos de emergência nos hospitais, assistentes sociais e estadias na prisão.
Assim, o Estado passou a bancar a casa dessas pessoas e reduziu sua taxa de falta de moradia em 78% nos últimos oito anos.
Pelo menos 2.000 pessoas já foram retiradas da rua.
Como eles fazem isso?

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Vitamina E ajuda a desacelerar em 19% progressão do Alzheimer

vitamina_E
A ingestão de doses elevadas de vitamina E pode ajudar a desacelerar a progressão do Alzheimer em até 19 por cento.
É o que concluiu um novo estudo desenvolvido por pesquisadores do Minneapolis VA Health Care System, nos EUA.
O estudo revelou que um grupo de pacientes que recebeu altas doses desta vitamina apresentou um declínio menor do raciocínio,  e da memória e exigiu menos cuidados do que os indivíduos que receberam placebo.  
A melhoria foi constatada em atividades do cotidiano como realizar tarefas de higiene pessoal, participar de uma conversa ou se vestir. Além de conseguir realizar essas tarefas por mais tempo, os pacientes que tomaram a vitamina precisaram de menos ajuda de cuidadores.
"Descobrimos que a vitamina E desacelerou significativamente o avanço da doença em comparação com o placebo", explica Maurice Dysken, coordenador do estudo e especialista em geriatria.  
O estudo envolveu mais de 600 pacientes com um quadro moderado de Alzheimer, e foi publicado esta semana na revista científica Journal of the American Medical Association.