segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O CAMALEÃO

O CAMALEÃO
O camaleão é um réptil da família dos lagartos. Existem mais de setenta espécies catalogadas, possuindo um habitat muito variado. Tem como uma de suas particularidades o mimetismo que é a habilidade que certos seres vivos têm de adaptação ao meio em que se encontra, inclusive com adaptação física, também chamada de imitação ou camuflagem.
Essa característica possibilita ao camaleão se camuflar entre folhas, pedras, árvores, etc. e utilizar-se disso para ataque, defesa e até mesmo para a sua reprodução.
Por que trago aqui neste espaço reflexivo sobre o camaleão? Porque a exemplo da natureza existem cristãos que são verdadeiros camaleões.

Em nossa última reflexão busquei focar a prática cristã entre uma celebração e outra, entre uma reunião e outra. Hoje pretendo de certa forma dando continuidade, abordar essa característica presente em nós, o mimetismo.
Gostaria, eu que isso que aqui abordo fosse apenas uma exceção, mas não é o que nos parece.
Muitos cristãos buscam cumprir a vontade de Deus em suas vidas, buscam cumprir os mandamentos, inclusive o mandamento maior de amar a Deus e ao próximo, porém essa prática muitas vezes é camuflada nos meios em que esse mesmo cristão vive no seu dia a dia. Na escola, na balada, no serviço, no namoro, no casamento, etc.
Parece-me que nestes ambientes os cristãos tem se adaptado para poder sobreviver a salvo de críticas, zombarias, perseguições, desprezos, etc. esquecendo-se e até mesmo renegando o martírio dos primeiros cristãos e de inúmeros outros ao longo da história, inclusive em nosso tempo.
Antes de continuar sua leitura, pense um pouco sobre as suas atitudes e veja se você não tem sido esse camaleão que se adapta a realidade em que está e muitas vezes abre mão daquilo que crê e confessa para “não ficar queimado” entre os seus pares. A reflexão é simples e direta, não há necessidade de rodeios, afinal você sabe do que estamos falando.
Não vejo necessidade de me alongar dando exemplos variados pois sei que você mesmo conseguirá recordar uma série deles, basta ser honesto consigo mesmo, afinal a quem queremos enganar? Recordemos do Salmo 138.

Gostaria de encerrar lembrando o alerta que Paulo nos faz ao nos dizer que: "Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos. Se soubermos perseverar, com ele reinaremos. Se, porém, o renegarmos, ele nos renegará. Se formos infiéis... ele continua fiel, e não pode desdizer-se" (2Tm 2,11-13), do alerta que Cristo nos faz: "Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te". (Ap 3,15-16) e a ordem que Ele próprio nos deu: "Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa, além disto, vem do Maligno". (Mt 5,37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também esta Boa Nova!