sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Escola reduz violência com menos seguranças e mais professores

escola4
O diretor de uma escola pública de ensino médio tomou uma decisão inusitada para acabar com a violência no colégio.
Em vez de contratar mais seguranças e expulsar os alunos suspeitos, ele demitiu seguranças e contratou mais professores de arte!
A escola Orchard Gardens foi considerada uma das cinco piores do estado americano de Massachusetts, em Boston, nos Estados Unidos.
Eles chegaram ao ponto de proibir que os alunos levassem mochilas por medo de trazerem armas escondidas.
Em 2010, a escola entrou para o programa Turnaround Schools, uma iniciativa do Governo Federal para recuperar instituições em dificuldade.
O diretor Andrew Bott foi contratado e uma das suas primeiras ações foi muito corajosa: ele demitiu grande parte dos funcionários de segurança e, com o dinheiro, reinvestiu na contratação de professores de artes.
As paredes dos corredores viraram muros de exposição, os entulhos que se acumularam durante anos no estúdio deram espaço às aulas de dança e a orquestra voltou a tocar.
De acordo com Bott, o contato com as artes deixou os alunos mais motivados e com maior espírito empreendedor.
Grande mudança para uma escola que antes era conhecida como a “matadora de carreiras” dentro da rede estadual de Massachusetts.
escola7
Andrew Bott, o novo diretor, ainda usou a verba para fazer com que os alunos pudessem ficar mais tempo na escola – em vez de saírem as 14h30, eles passaram a ficar das 7h30 às 17h30. 
Além das matérias obrigatórias, os cerca de 800 estudantes passaram a ter aulas de teatro, música, dança e artes plásticas.
O resultado veio rápido – depois de um período de 2 anos, a escola saiu do ranking das piores instituições de ensino público do estado para se colocar entre as melhores. A violência diminuiu drasticamente e o sucesso da nova gestão trouxe o reconhecimento para a Orchard Gardens. Um grupo de crianças até se apresentou para o presidente Obama, na Casa Branca.
Boa lição para as escolas brasileiras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também esta Boa Nova!