quinta-feira, 17 de abril de 2014

O ‘bueiro inteligente’ pode solucionar o mal das enchentes em São Paulo

 Novo sistema para limpeza de bueiros quer prevenir enchentes e reduzir      poluição na cidade.
 O ‘bueiro inteligente’ pode solucionar o mal das enchentes em São Paulo
A empresa Ecco Sustentávellançou um novo sistema para limpeza de bueiros que tem como objetivo reduzir as enchentes e a poluição de rios e córregos. O produto vem sendo testado com sucesso em algumas subprefeituras de São Paulo e em cidades do interior.
O bueiro inteligente é composto de duas partes. O Ecco Filtro, instalado no interior dos bueiros, é confeccionado com material termoplástico e tem uma capacidade de 300 litros. O filtro age como uma peneira, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido. Cada cesto contém um Ecco Gestor – um software que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade. Dessa forma, o sistema impede a obstrução dos bueiros e permite maior agilidade para a limpeza da cidade.
Segundo Carlos Chiaradia, criador do sistema e diretor da Ecco Sustentável, já foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões no projeto. Ainda que esse investimento inicial tenha sido mais alto que o de um bueiro comum, o sistema é uma solução definitiva e preventiva, não corretiva como acontece atualmente, comentou Chiaradia em entrevista ao portal Terra. Segundo os dados fornecidos pela empresa, cada subprefeitura tem em média 15 mil bueiros, o que equivale a um gasto médio mensal de 150 mil reais.
Uma das vantagens do novo sistema é que ele agiliza o trabalho de empresas responsáveis pela limpeza da cidade. Com o sistema atual é possível recolher o lixo de 40 bueiros por dia. Mas com a instalação do Ecco Filtro e Ecco Gestor o número pode chegar até 250. “O teste [nas subprefeituras escolhidas] foi excelente e se mostrou eficiente diante de toda a problemática vigente. “Conseguimos fazer a coleta em tempo recorde, um trabalho que em média demorava meia hora levou menos de cinco minutos,” comemora Chiaradia.
O sistema também poderá gerar mais oportunidades de trabalho. Até o material recolhido terá um destino melhor: a reciclagem. No todo, optar pelo Ecco Filtro e Ecco Gestor promete várias melhorias para o morador de São Paulo. Com as chuvas fortes, pode-se dizer que a solução chegou na hora certa. Basta agora educar os bueiros da cidade.

FONTE: http://asboasnovas.com/biosfera/o_bueiro_inteligente_pode_solucionar_o_mal_das_enchentes_em_sao_paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também esta Boa Nova!