sábado, 27 de julho de 2013

400 crianças surdas voltaram a ouvir: implante coclear

implante_coclear
Pelo menos 400 crianças surdas voltaram a ouvir, com cirurgias de implante coclear.
Elas receberam os implantes na Unidade Funcional de Implantes Cocleares do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal.
Com acesso ao mundo do som elas ganharam a possibilidade de desenvolver linguagem áudio-oral. 
O implante coclear tem dois componentes: um instalado no exterior, junto ao pavilhão auricular, e outro interno, mais complexo, que consiste num receptor-estimulador, por baixo da pele, que depois é ligado por uma série de micro-cabos colocados dentro da cóclea (o chamado "caracol") no ouvido interno.
A cirurgia começou a ser feita em Coimbra em 1985, em adultos e em 1992 em crianças.
Segundo Carlos Ribeiro, coordenador da unidade de Serviço de Otorrinolaringologia instalada no chamado Hospital dos Covões, em Coimbra estes implantes devem ser feitos o mais precocemente possível, de preferência entre o primeiro e o segundo ano de vida da criança, para que o tratamento tenha os resultados pretendidos. 
"O ideal é aprender a falar até aos dois anos. Entre os dois e três anos ainda é considerado um período aceitável, mas depois dos três anos a taxa de sucesso reduz-se bastante", admitiu o clínico. 
Recompensa
Carlos Ribeiro confessou que observar o desenvolvimento das crianças, a melhoria da sua realização pessoal e sua integração familiar e social são o "melhor salário possível".
"Tudo isto é muito gratificante. O melhor pagamento são os sorrisos das crianças e dos seus familiares", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também esta Boa Nova!