quarta-feira, 17 de julho de 2013

Conheça a Orquestra de Instrumentos Reciclados

O cenário é o de Cateura, favela que cresceu ao redor de um aterro sanitário na periferia de Assunção, Paraguai. Jovens moradores desse lugar de extrema pobreza descobrem possuir vocação musical, graças a um professor, Flávio Chavez, e a um músico, Luis Szaran. Os dois decidem criar uma orquestra com os garotos de Cateura. Os moradores recebem a ideia com entusiasmo, mas… como arranjar dinheiro para comprar instrumentos musicais? E acontece a surpresa: numa das ruelas da favela mora Nicolas Gomez, um artesão capaz de fabricar instrumentos com peças encontradas no entulho, e a música aparece!

Durante os ensaios da Orquestra de Reciclados, basta ouvir e olhar ao redor para entender – não sem um certo espanto. O sons de uma guitarra clássica provêm de duas grandes latas de goiabada justapostas. Uma máquina de raio-X usada serve de base para um conjunto de percussão. Uma velha saladeira de alumínio e cordas afinadas com pedaços do que já foi uma mesa elegante se transformaram em um violino. Tampas metálicas de garrafas de cerveja funcionam perfeitamente bem como chaves para um saxofone.
Rocio Riveros, 15 anos, diz que levou um ano de estudos para aprender a tocar sua flauta, feita de pequenas latas soldadas. “Agora, já não posso mais viver sem essa orquestra", ela diz.
A comunidade de Cateura não poderia ser mais marginalizada. Mas a música que vem do lixo agora faz com que essas famílias acreditem num futuro diferente para seus filhos.
"Graças à orquestra, estivemos no Rio de Janeiro. Tomamos banho de mar, fomos às praias de Copacabana e Ipanema. Nunca pensei que meus sonhos iriam se tornar realidade", diz Tânia Vera, 15 anos, violinista que vive num barraco à beira de um riacho que serve de esgoto para a comunidade.
Em abril último, vários instrumentos que Gomez criou foram exibidos no Museu dos Instrumentos Musicais, em Phoenix, Arizona, ao lado dos pianos de John Lennon e das guitarras de Eric Clapton.

Um comentário:

  1. muito boa ideia, gostaria de aprender com esse artesão muito criativo, a fabricar instrumentos, sucesso!

    ResponderExcluir

Comente você também esta Boa Nova!