sábado, 20 de julho de 2013

Portugueses fazem coleta de papel para arrecadar dinheiro para a JMJ

Campanha começou ainda em 2011, após a Jornada de Madri. Fato de evento ser no Brasil foi motivação para peregrinos portugueses.

A portuguesa Luísa Alves irá ao Rio para a JMJ (Foto: Arquivo Pessoal)A portuguesa Luísa Alves irá ao Rio para a JMJ
(Foto: Arquivo Pessoal)
Um grupo de jovens portugueses que participará da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro promoveu uma campanha de coleta de papel reciclável para bancar a viagem de alguns de seus integrantes da cidade de Santo Tirso. A campanha de arrecadação começou ainda em 2011, após a JMJ de Madri, na Espanha, quando ficou definido que a próxima sede seria no Brasil.

A estudante Luísa Alves, de 17 anos, é uma das integrantes do grupo. “Vendemos livros de orações no Natal e na Páscoa, recolhemos papel usado para vender a uma fábrica para reciclagem, vendemos bolos nas festas da igreja. Tudo para ir ao Rio”, conta a adolescente, que participará de sua primeira Jornada – em 2011 não foi a Madri por ainda ser muito nova.
Padre Arcélio se disse motivado com o fato de a jornada ser realizada no Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)Padre Arcélio se disse motivado com o fato de a
JMJ ser realizada no Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)
O grupo do qual Luísa faz parte ficará por 11 dias no Rio – antes do início da Jornada, eles serão hospedados por um amigo brasileiro. “Espero encontrar um país acolhedor, com boa energia e muita cultura. Espero que seja uma experiência gratificante e que me aproxime mais de Deus e me ajude a entender as realidades cristãs das pessoas de vários países.”

O fato de a JMJ ser realizada no Brasil foi um atrativo extra para outros portugueses, como o padre Arcélio José Pereira de Sousa, de 30 anos. Morador de Valença do Minho, ele já participou das jornadas de Roma (Itália), Madri (Espanha) e Colônia (Alemanha). Sua motivação para novamente ir ao evento foi inicialmente as boas experiências prévias na Jornada. “Mas também o fato de ser no país ‘irmão’, uma ótima oportunidade de conhecê-lo um bocadinho”, diz o padre.
Sua paróquia realizou nas semanas antes da jornada encontros de preparação espiritual e de logística, também para criar um sentido de grupo entre os participantes. “Sendo o povo brasileiro muito religioso, e sentindo muita dinâmica na Igreja por parte da juventude, tenho grande expectativa em relação aos dias passados no Rio de Janeiro”, afirmou o padre Arcélio, que se disse empolgado pela presença do Papa Francisco.
“Tenho muita expectativa, especialmente quanto à presença do novo Papa. Tem me agradado imensamente a sua personalidade, o que diz e escreve, e a sua proximidade com as pessoas. E penso que essa proximidade vai se manifestar muito nesta JMJ”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também esta Boa Nova!