terça-feira, 11 de junho de 2013

A VARA E O VENTO

A vara e o vento sãos duas realidades que são chamadas a viverem em harmonia.


O vento é uma realidade presente na história da Terra desde a sua criação e continuará a sua existência entre nós. Ainda que temporal, talvez pudéssemos dizer que o vento é atemporal.

A vara, ao contrário, é uma realidade puramente temporal, germina, nasce, cresce, dá ou não bons frutos e morre.

O vento pode ser impetuoso ou ser brisa leve.
A vara, normalmente é sábia, curva-se diante a força do vento.


Uma grande diferença entre a vara e uma grande árvore como o cedro, por exemplo, é que a grande árvore resiste firmemente ao vento, porém costuma pagar caro por esta resistência, sendo vencida pela força do vento. A vara consegue resistir à força do vento porque se curva a sua força.

A força da vara está em se curvar à força do vento e não em resistir a ele, isso é coisa da grande árvore, que ao final ainda sai perdendo.

Quando a vara se imagina e age como se fosse uma grande árvore, o fim é semelhante ao dela, pois o vento sopra onde quer, quando quer, na intensidade que quer e nada pode lhe resistir.

É certo que se a vara não se curvar não resistirá. Seus frutos sofrerão com isso, poderão até se perder, mas é certo que outra vara surgirá e sabiamente assumirá o seu lugar e sua postura de vara e não de grande árvore ou de vento e seus frutos brotarão.

Saibamos ser boas varas!
Quem tem ouvidos para ouvir que ouça.

Escrito por Sergio Henrique Speri 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também esta Boa Nova!