sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ninho de coruja altera cronograma de obras em viaduto de Jundiaí, SP

Mãe coruja botou quatro ovos em estrutura de ponte.
Concessionária vai esperar os filhotes voarem para retomar as obras.

Ninho foi encontrado há cerca de 30 dias pelos profissionais da concessionária (Foto: Fernando Maia/Rota das Bandeiras)
Ninho da coruja foi encontrado há cerca de 30 dias
(Foto: Fernando Maia/Rota das Bandeiras)

Após encontrarem um ninho de coruja dentro de um buraco em um viaduto, no km 64 da rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, em Jundiaí (SP), a concessionária que administra o trecho decidiu alterar o cronograma de obras de reparos na via. A mudança foi feita para não atrapalhar a procriação da ave.
No local, uma coruja da espécie tyto alba,popularmente conhecida como coruja-de-igreja, colocou quatro ovos. Relativamente comum no Brasil e em toda América do Sul, a espécie tem como uma de suas curiosidades o rosto em forma de coração.
De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, os profissionais da empresa vão esperar até que os dois filhotes possam voar para que deixem o local e comece a recuperação no trecho. Por enquanto, os integrantes trabalham na parte externa do viaduto, invertendo o planejamento inicial das obras.O ninho foi encontrado há cerca de 30 dias pelos funcionários da concessionária, mas, somente essa semana, que dois dos ovos vingaram e agora a coruja tem dois filhotes para cuidar. Os animais ainda ocupam um espaço existente na parte interior do viaduto, onde está instalado o ninho.
A coruja-de-igreja é considerada importante para as cidades, já que ela se alimenta de roedores. “A alteração do programa de obras foi fundamental. Caso continuássemos com os trabalhos, a coruja adulta abandonaria os ovos e não teríamos os filhotes”, explica Ronaldo Brasil Jungers, tecnólogo em gestão ambiental da concessionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também esta Boa Nova!