segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bispos do mundo inteiro fazem apelo ao G8 pelos pobres

Os Presidentes das Conferências Episcopais do mundo inteiro enviaram uma Carta aos participantes do G8, por ocasião do seu encontro, nos próximos 17 e 18 deste mês, em Enniskillen, na Irlanda do Norte.



Em sua Carta, os líderes das Conferências Episcopais fazem um apelo explícito, aos representantes dos Países mais industrializados do mundo, a “abraçarem toda a humanidade, começando pelos mais pobres e desamparados, um tema tão querido pelo magistério do Papa Francisco.
Os Bispos pedem para que os participantes do G8 focalizem sua atenção sobre o tema da agricultura e da nutrição: “Em um mundo, que dá passos significativos na produção de alimentos e na sua distribuição, muitos filhos de Deus ainda padecem fome ou sofrem por desnutrição”.
Os líderes católicos recordam também outras problemáticas, como a luta contra a sonegação fiscal, a questão crucial das regras do mercado global, que ameaçam as economias dos Países pobres. Lembram ainda o apelo pascal, lançado pelo Papa, sobre a “paz violada por uma exploração iníqua dos recursos”.
Os Bispos convidam, enfim, a uma maior transparência e participação, para que a “maldição dos recursos, que pesa sobre muitos Países em desenvolvimento, possa transformar-se em bênção”.
Por ocasião do encontro do G8, no próximo sábado, em Londres, haverá um rito ecumênico, presidido pelo Arcebispo de Westminster e Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, Dom Vincent Gerard Nichols. A seguir, haverá uma marcha pacífica pelas ruas de Londres, que se concluirá no Hyde Park, com músicas e atividades, cuja temática é “acabar com a fome no mundo”: fome que atinge uma pessoa em cada 8 no mundo inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente você também esta Boa Nova!